Portada de Mio Cid e D. Sebastião

Libro académico del mes

Mio Cid e D. Sebastião

Lydia Schmuck · Peter Lang

Precio
60,70 €
Formato
HB
Extensión
312 pp
Publicación
January 2016
ISBN
9783631669259
Editorial
Peter Lang
Autor
Lydia Schmuck

Sinopsis

Mio Cid e D. Sebastião são figuras centrais no discurso identitário da Península Ibérica. Sobretudo no século XX, marcado por transformações políticas, servem para tomar posição relativamente à situação nacional.

O estudo investiga, de uma perspectiva ibérica, o recurso às figuras míticas nas literaturas espanhola e portuguesa do século XX. Exploram-se, por um lado, as construções mútuas de identidade e alteridade e, por outro, os temas que se discutem mediante estas figuras.

Situada na intersecção dos Estudos Literários com a Sociologia, a análise centra-se na manifestação literária do discurso mitológico, na sua relação com outros temas e no seu posicionamento no contexto sociopolítico.

  • Reflexão teórica sobre os conceitos de ‘identidade ’e ‘memória colectiva’
  • A literatura como‘ lieu’ da encenação da memória
  • Análise de discurso e imagologia literária, o sebastianismo na literatura portuguesa, o mito cidiano na literatura espanhola, paralelismos e cruzamentos dos dois discursos mitológicos
  • Avaliação da função do país vizinho para a auto-descrição e das construções ibéricas.